Durante a estação mais fria do ano, não é só a pele que precisa de cuidados específicos para manter a saúde e a beleza em dia: nossos fios também pedem uma atenção especial para evitar quedas e outros problemas capilares.
A primeira e mais importante orientação, claro, é buscar um médico dermatologista caso sinta que os seus cabelos andam mais desidratados, opacos, frágeis e/ou excessivamente oleosos. Isso porque qualquer mudança significativa deve ser avaliada por um especialista para que sejam indicados os melhores tratamentos, dependendo do seu caso.
Agora, quando o assunto são orientações mais gerais sobre cabelos no inverno, confira, a seguir, cinco dicas importantes para seguir:
1. Tome banho com água no máximo morna
Os banhos muito quentes, apesar de famosos nos dias frios, podem prejudicar, e muito, a saúde dos fios, já que retiram o óleo natural produzido pelo couro cabeludo, causando um ressecamento considerável principalmente na raiz.
2. Mantenha a frequência das lavagens
Um erro comum da maioria das pessoas nesta estação é deixar de lavar o cabelo regularmente, já que suamos menos. Contudo, isso pode causar aumento dos níveis de queda, além de deixá-lo com menos brilho e força. Assim, continue seguindo a rotina que você já estava acostumado(a), bem como usando os produtos indicados pelo seu dermatologista.
3. Seque bem os fios
Fuja da tentação de sair de casa com eles molhados ou úmidos como você fazia no verão, uma vez que, em períodos de temperaturas mais baixas, a evaporação da água se torna menor, fazendo com que o couro cabeludo fique encharcado por mais tempo. Isso fragiliza os cabelos, deixando-os quebradiços, além de favorecer o surgimento de problemas como caspa e micoses.
4. Tome cuidado ao usar acessórios na cabeça
Durante o inverno, o uso de gorros e chapéus para proteger do frio é muito recorrente. Porém, dependendo do tipo de tecido desses itens, eles podem acabar retendo a umidade e impedindo a respiração adequada da pele, o que gera uma série de complicações.
Portanto, a dica é investir em acessórios que sejam suaves e confortáveis, evitando que eles façam muita pressão ou apertem demais a cabeça. Se possível, retire-os quando estiver em ambientes fechados.
5. Não se esqueça do protetor solar
Finalmente, lembre-se que não é porque as radiações são menores nesta época do ano que você deve abandonar a proteção solar. Portanto, invista em produtos de qualidade com filtro em suas composições, passando a quantidade recomendada pelo fabricante. Atenção: o excesso pode acabar deixando o couro cabeludo abafado ou oleoso. Ou seja: muito cuidado na hora de fazer a aplicação.
Caso você tenha alguma dúvida sobre este conteúdo, basta agendar uma consulta com os profissionais da Casa Giove. Estamos à disposição pelo nosso contato: (19) 3255-0255.
Comments